LER É UM PASSO PARA CRESCER!
RSS

sábado, 12 de junho de 2010

AVENTURA DA FORMIGA TITA ( Capítulo X)

      A formiga traquina e a borboleta bondosa voaram dia e noite, mas não conseguiram encontrar a aldeia junto ao rio onde vivia Tita. Muito cansada, Lulu aterrou em cima de uma flor quando o sol estava a brilhar muito e logo adormeceram.
       Estavam a dormir como anjinhos, mas repentinamente ouviu-se um som muito forte e contínuo:
      – Bzzzzzzzzzz! Bzzzzzzzzzzzz! - eram duas abelhas que usavam capacete e que traziam um aspirador especial nas patas. Ao verem aquilo, Tita e Lulu ficaram cheias de medo porque pensaram que iam ser picadas, mas as abelhas sorriram e disseram, com cara de bons amigos:
       - Boa tarde, amiguinhas! Somos abelhas operárias e estamos aqui para recolher grãos de pólen com os nossos aspiradores especiais que trabalham com energia solar.
      A formiga e a borboleta ficaram mais aliviadas e responderam:
      – Boa tarde, manas abelhas! Podem trabalhar à vontade pois nós estamos aqui a descansar para podermos continuar a nossa viagem… - e Tita deixou cair uma lágrima…
      Ao ver aquilo, uma das abelhas quis saber o que se estava a passar, mas as duas amigas não quiseram dar-lhe resposta. A seguir, a outra abelha repetiu a pergunta e a formiga, a choramingar, contou-lhe o que estava a acontecer e as peripécias que já tinha vivido. Depois de ouvirem as palavras do bichinho terrestre, as duas abelhas coçaram as suas cabecinhas… piscaram o olho uma à outra e sorriram dizendo:
      – Pois é, formiguinha, os mais velhos dizem que “Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga!” e tu estás a sofrer porque não foste um insecto cuidadoso. Mas não te preocupes porque nós temos a solução para o teu problema…
      – Ena! Qual é, qual é? - falou a Tita saltitando sobre a flor que quase parecia ir desfazer-se. Os outros três animais até ficaram assustados, mas a fugitiva acalmou-se e a seguir ouviu a resposta:
      – Ó Tita, as abelhas conseguem fazer grandes viagens sem se perderem seguindo a direcção da luz do Sol e é isso que vamos fazer. Podes ter a certeza que vamos conseguir levar-te a casa!
      Todas sorriram e já iam começar a viagem, mas pararam porque viram nuvens a aparecer no céu, mas não eram nuvens normais porque faziam uma barulheira muito pior do que aquela que se ouve na nossa escola que está em obras!

Alunos do 2º ano da EB1 de Ribaçais

0 comentários:

Enviar um comentário